Campanha "Ligue antes, salve vidas"

A campanha “Ligue antes, salve vidas”, incluída no Plano de Inverno da ULS Braga, tem como principal objetivo otimizar o atendimento a utentes com doenças agudas de menor gravidade, assegurando um encaminhamento célere e eficiente para o serviço mais adequado.
O sistema de orientação é realizado através da linha SNS 24, que avalia a gravidade da situação clínica e encaminha os utentes para autocuidados, consulta numa Unidade de Cuidados de Saúde Primários (CSP) ou, quando necessário, para o Serviço de Urgência.
Este projeto contribui para uma maior disponibilidade nos Serviços de Urgência, reservando-os para situações verdadeiramente urgentes, melhorando o atendimento e reduzindo os tempos de espera.
A adesão ao projeto, pela nossa Instituição, contempla, ainda, para o arranque, mais de 200 vagas diárias nos CSP com marcação direta pela linha SNS 24; o estabelecimento de dois Centros de Atendimento Clínico (CAC), em Vila Verde e Póvoa de Lanhoso, para receberem doentes triados com azul ou verde; e a consolidação da Clínica de Ambulatório de Medicina Interna (CAMI), destinada à observação de descompensações de doenças crónicas em doentes já seguidos no Hospital de Braga.
Apelamos a todos os que ajudem a transmitir a mensagem-chave desta campanha: "Agora a triagem é no SNS 24. Antes de ir à urgência, ligue sempre 808 24 24 24." A colaboração de todos é essencial para o sucesso desta iniciativa.
As vantagens para os utentes são várias:
- Otimizar o atendimento a utentes com doenças agudas de menor gravidade, assegurando um encaminhamento célere e eficiente para o serviço mais adequado. O sistema de orientação é realizado através da linha SNS 24, que avalia a gravidade da situação clínica e encaminha os utentes para autocuidados, consulta numa Unidade de Cuidados de Saúde Primários (CSP) ou, quando necessário, para o Serviço de Urgência;
- O SNS 24 marca consulta diretamente nas agendas dos médicos;
- Não paga Taxa Moderadora associada ao episódio de urgência;
- Tem prioridade no atendimento no SU após a triagem;
- Pode fazer a admissão administrativa no SU, mas se for triado com cor verde e azul, será encaminhado para os CSP ou para o CAC, pelo que poderá ser uma perda de tempo estar a aguardar a triagem e ganhará tempo se contactar diretamente o SNS 24;
- Se contactar o SNS 24 e for identificada a necessidade de observação médica nos CSP, será agendada uma consulta, o que evita tempo de espera em salas de espera com ambientes potencialmente contaminados com agente infeciosos, pelo que protegerá a sua saúde.
A colaboração de todos é essencial para o sucesso deste projeto.
Antes de ir à urgência, ligue sempre 808 24 24 24.
Contamos consigo!