Manifesto Escola Básica do Coucinheiro
A Escola Básica do Coucinheiro é uma escola localizada na freguesia de Palmeira, concelho de Braga, que integra o Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, dispondo da vertente de 1º ciclo e pré-escolar. Esta é uma das três escolas básicas em atividade nesta freguesia, caraterizando-se por possuir excelentes condições de ensino-aprendizagem, às quais se associam excelentes condições exteriores, numa perfeita comunhão com a natureza envolve e integrante do recinto escolar.
A ameaça de encerramento deste estabelecimento escolar tem pairado, ano após ano, junto das nossas crianças que frequentam este estabelecimento de ensino. Esta ameaça constante não tem diminuído o trabalho de toda a comunidade escolar da mencionada escola, muito pelo contrário, tem promovido verdadeiros laços de amizade e de trabalho em prol de toda a comunidade escolar, que se demarca de forma positiva relativamente às restantes comunidades escolares desta freguesia.
Perante o excelente trabalho desenvolvido por esta comunidade escolar, a Escola Básica de Coucinheiro, apesar da publicidade negativa manifestada por colaboradores afetos ao Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, registou uma procura bastante positiva por parte de muitos encarregados de educação, que pretendem que os seus educandos efetuem o seu processo de ensino-aprendizagem neste estabelecimento de ensino.
Somos obrigados a avaliar ainda as condições de acolhimento das restantes duas escolas da freguesia (Escola Básica da Bracara Augusta e Escola Básica da Ortigueira), que não possuem disponibilidade para acolher o volume de alunos inscritos na Escola Básica do Coucinheiro, sendo obviamente necessário salvaguardar a presença das crianças da freguesia de Palmeira, nas escolas da sua freguesia.
Segundo as informações mais recentes, provenientes do Agrupamento de Escolas Sá de Miranda, a Escola Básica do Coucinheiro possui neste momento 9 alunos matriculados no 4º ano de escolaridade (um aluno com NEE), 16 alunos matriculados no 1º ano de escolaridade (um aluno com NEE) e ainda 10 alunos matriculados no Jardim de Infância, o que por si só salvaguarda o imperativo legal do número mínimo de crianças matriculadas para a manutenção em funcionamento desta escola.
Desta forma, vem a Junta de Freguesia de Palmeira, em perfeito consenso com os representantes dos pais dos alunos da Escola Básica do Coucinheiro, da Associação de Pais da Escola EB2,3 de Palmeira e de toda a restante comunidade escolar, solicitar e reivindicar a manutenção deste estabelecimento de ensino em perfeito funcionamento, tal como tem acontecido até aos dias de hoje, permitindo desta forma manter o processo de ensino-aprendizagem que tão bons resultados se têm conseguido nesta escola básica.
Certos da melhor recetividade sobre o assunto, despedimo-nos com os mais cordiais cumprimentos,
Palmeira, 10 de julho de 2018