![](/images/Noticias/Festarte2018.jpg)
XIII Fest’arte marcado pela internacionalização
A Nova Comédia Bracarense e a Junta de Freguesia de Palmeira apresentaram, esta terça-feira, no Centro Cívico de Palmeira, o cartaz da décima terceira edição do Fest’arte. Para este ano, e fruto do crescimento deste incontornável Festival de Teatro Amador, o programa envolve oito companhias de teatro e ficará marcado pela qualidade dos espetáculos e pela internacionalização, com a participação de um grupo espanhol originário da Galiza. São esperadas mais de 1500 pessoas ao longo do festival que decorre entre os dias 7 de Abril e 9 de Junho.
O Fest’arte está de volta e traz com ele novas dinâmicas de representação que assentam essencialmente na comédia, género que se trata do ADN deste certame e de todos os grupos que nele participam. O teatro infantil com entrada gratuita e destinado a todas as famílias continua a merecer uma especial atenção, com três espetáculos agendados. De igual modo predominante é a responsabilidade social do festival que este ano envolve a Conferência Vicentina de Palmeira, o Gato Francisco – Projeto de Defesa Animal, os Amigos da Terceira Idade de Palmeira, o Grupo Cres’ser Jovem e a CERCI Braga. Parte das receitas revertem a favor destas associações.
No momento da apresentação do cartaz, Carlos Barbosa, presidente da Nova Comédia Bracarense, destacou a pluralidade do festival e o crescimento que permitiu abrir novos horizontes e perspetivas.
Para além do grupo da Galiza, o Fest’arte contará com a participação dos grupos Teatro Experimental de Mortágua, Companhia de Teatro Água Corrente de Ovar, Grupo Dramático e Recreativo de Retorta, a Capoeira, Grupo de Teatro Vitrine – Grupo NUN’ÁLVARES de Fafe e ainda com os anfitriões da Nova Comédia Bracarense.
César Gomes, presidente da Junta de Freguesia de Palmeira, sublinhou a importância que o Fest’arte comporta para a freguesia e para o concelho.
A política de preços praticados por espetáculo do Fest’arte continuará a ser muito acessível e no caso dos espetáculos infantis a entrada é gratuita. O valor do espetáculo é de 2€. Pessoas até 14 anos e com mais de 65 anos têm entrada gratuita, como é habitual em toda a programação cultural do Centro Cívico de Palmeira. Poderá consultar a data dos espetáculos no site da Junta de Freguesia de Palmeira ou através das redes sociais, nas páginas da autarquia local e da Nova Comédia Bracarense.