Alunos da EB1 do Coucinheiro lançam granadas de sementes

No âmbito do programa Global Action Days os alunos do terceiro e quarto ano da Escola Básica do Coucinheiro, juntamente com os meninos do jardim-de-infância, lançaram granadas de sementes na área ardida da freguesia de Palmeira. A iniciativa visa “incutir desde cedo nas crianças o gosto, o respeito e a paixão pela natureza.
“Esta atividade tem como finalidade incutir nas crianças a necessidade de cooperarem de uma forma solidária no sentido de regenerar e reflorestar as zonas que foram danificadas pelos últimos incêndios”, explicou Maria Cruz, coordenadora da escola do Coucinheiro.
Recorde-se que Palmeira foi uma das freguesias severamente atingida pelos últimos incêndios. “Achámos que era importante que as crianças pudessem ter um conhecimento, no local, do efeito devastador dos últimos incêndios e de, por outro lado, sentirem a necessidade de cooperarem com o propósito de regenerar a floresta que também é deles”, disse a professora.
A iniciativa promovida pela escola em articulação com a Junta de Freguesia de Palmeira e a Câmara Municipal consistiu na preparação de um composto de argila, leguminosas, terra e uma seleção de bolotas de plantas e árvores autóctones. Depois de preparem as granadas, os alunos lançaram-nas na área ardidas. As leguminosas, porque vão germinar primeiro, prendem a granada à terra e depois a seu tempo a semente maior irá germinar dando origem a uma planta.